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ESSENCIAL - pelo desenvolvimento humano sustentável

CASES


DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE

  • Quando: 2007 / 2008
  • Cliente: Empresa de grande porte no segmento de petróleo – uma das maiores marcas globais no setor.
  • Número de participantes: 40

SITUAÇÃO:
A equipe apresentava conflitos e falta de objetivo comum entre seus setores internos, prejudicando a comunicação, relacionamento interpessoal e os resultados.

AÇÃO:
Entendimento da situação seguido da construção de diferentes etapas envolvendo o alinhamento da liderança e equipe, facilitação de diálogos e participação de toda a equipe na construção de ações com foco na melhoria dos pontos a serem desenvolvidos.

RESULTADO:
Foi apontada, através de uma pesquisa corporativa, uma melhoria de 30% na satisfação da equipe, ressaltando que a área tornou-se benchmarking na companhia com relação ao clima. O processo nesta área continua em 2008 considerando os novos desafios e metas a serem alcançados no ano.



DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

  • Quando: 2006 / 2007
  • Cliente: Empresa do segmento médico
  • Número de participantes: 30

SITUAÇÃO:
A empresa desejava desenvolver sua equipe de gerentes para que estivessem melhores preparados para liderar suas equipes e levá-las a atingir os resultados e metas corporativas.

AÇÃO:
Foram identificadas as competências necessárias para o negócio, a postura gerencial ideal e criados métodos de avaliação, onde cada líder pôde ter o perfeito entendimento de suas necessidades de desenvolvimento.

RESULTADO:
As metas e resultados do ano de 2006 e 2007 foram atingidas na plenitude e o programa foi estendido ao segundo nível da liderança (supervisores e coordenadores).



COACHING

  • Quando: 2006 (processo permanente)
  • Cliente: Empresa do segmento varejo

SITUAÇÃO:
A empresa observou a necessidade de desenvolvimento individual de alguns de seus líderes, devido a sua importância estratégica num cenário competitivo e em constantes mudanças.

AÇÃO:
Os líderes passaram por um processo profundo de autoconhecimento, visando a potencialização de seus pontos fortes e a identificação de barreiras que impediam a sua performance.

RESULTADO:
Os líderes conquistaram maior consciência e entendimento das necessidades de desenvolvimento e maior satisfação pessoal, apresentando resultados concretos em suas atuações. Este processo passou a ser oferecido internamente a todos os profissionais que são promovidos para esta função na companhia.

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